Participamos do

Otan: Rússia eleva número de tropas perto da Ucrânia

11:05 | Jun. 19, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Rússia voltou a elevar o número de tropas na fronteira com a Ucrânia, afirmou nesta quinta-feira o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rassmussen. Segundo ele, trata-se de um "passo para trás muito lamentável".

"Eu posso confirmar que vimos novas tropas russas, pelo menos alguns milhares de soldados enviados para a fronteira ucraniana. E nós vimos manobras de tropas nas proximidades da Ucrânia", disse Rassmussen em Londres.

"Se eles enviaram tropas para selar a fronteira e interromper o fluxo de armas e combatentes, isso pode ser um passo positivo. Mas isso não é o que estamos vendo."

Segundo o secretário-geral da Otan, em vez disso parece que a Rússia está inclinada a usar seu poderio militar para intimidar ainda mais a Ucrânia.

"Eu considero isso um passo para trás muito lamentável e parece que a Rússia mantém a opção de intervir", disse Rasmussen. "Então, a comunidade internacional tem de responder com firmeza se a Rússia intervir mais. Isso implicaria em sanções mais profundas que teriam impacto negativo sobre a Rússia."

A Otan estima que num determinado momento havia até 40 mil soldados russos perto da fronteira com a Ucrânia, mas informou no mês passado que muitos dos soldados e seus equipamentos haviam sido recuados. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente