Participamos do

Malásia: naufrágio deixa 8 mortos e 28 desaparecidos

10:50 | Jun. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um barco de madeira superlotado que carregava indonésios no meio de uma tempestade na costa oeste da Malásia afundou nas primeiras horas desta quarta-feira, deixando 28 desaparecidos e oito mortos, informaram autoridades malaias. Pelo menos 61 pessoas sobreviveram.

O barco afundou pouco depois da meia-noite a cerca de 2 milhas náuticas (3,7 quilômetros) da costa de Kuala Lumpur. A embarcação deixava a Malásia ilegalmente e ia na direção da província indonésia de Aceh, informou o funcionário da Marinha

Mohamad Hambali Yaakup.

Dezenas de milhares de indonésios trabalham sem permissão em fazendas e indústrias na Malásia. Eles fazem a viagem entre os países cruzando o Estreito de Malaca, geralmente em barcos precários. Acredita-se que os passageiros do barco que afundou estavam indo para casa, antes do início do mês sagrado muçulmano do Ramadã.

Segundo Hambali, os sobreviventes foram resgatados no mar e encontrados em terra após terem nadado até um local seguro. Dentre eles há 12 mulheres e uma criança. Já os mortos são uma mulher e sete homens.

Os sobreviventes eram interrogados pela polícia e autoridades de imigração. Funcionários da embaixada indonésia também estavam no local.

Hambali informou que um navio e vários barcos equipados com luzes de busca continuarão a procurar sobreviventes durante a noite. O superintendente policial Azman Abdul Razak disse que 100 pessoas estavam envolvidos nos resgates.

Autoridades investigam as razões do naufrágio, mas as condições climáticas e a superlotação podem ter contribuído para o acidente, informou Hambali. O barco pode também ter atingido um objeto, já que muitos sobreviventes disseram que a embarcação estava fazendo água. A polícia disse a meios de comunicação locais que o barco naufragou durante uma tempestade.

A capacidade do barco era de até 60 pessoas, mas acredita-se que levava 97. Hambali disse que alguns sobreviventes podem ter nadado até a costa e se escondido. Este tipo de acidente é comum na Malásia, país que tem cerca de 2 milhões de imigrantes indonésios. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente