Participamos do

Kerry: Insurgência no Iraque ameaça Oriente Médio

15:00 | Jun. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os países árabes devem evitar financiar combatentes sunitas no que está se transformando em uma guerra transfronteiriça entre Iraque e Síria, porque esse apoio poderá eventualmente contribuir com a insurgência que se dissemina rapidamente no Iraque, disse o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, neste domingo. Para Kerry, o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) se tornou uma ameaça para o Oriente Médio inteiro e talvez ainda mais além.

"Este é um momento crítico", disse Kerry, após reunião com o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi. Segundo o secretário norte-americano, o grupo representa "uma ameaça não apenas para o Iraque, mas para toda a região".

Os EUA estão procurando maneiras de trabalhar com as nações do Oriente Médio, a maioria delas lideradas por governos sunitas, para conter o crescimento do grupo.

Tanto Kerry como o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, disseram que cabe aos iraquianos decidir seus líderes, mas, ao mesmo tempo, eles afirmaram que Bagdá deve criar um governo inclusivo se espera conter a violência no país.

Shoukry, em uma entrevista coletiva conjunta com Kerry, disse que o Egito está preocupado com os efeitos de contágio que a agitação no Iraque causará em seus vizinhos árabes. Ele afirmou que o Egito está buscando formas de trabalhar com outros países para ajudar o povo iraquiano. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente