Participamos do

Exército iraquiano retoma controle da principal refinaria do país

A refinaria de Baiji fornece petróleo a todas as províncias iraquianas e sua produção está avaliada em 600.000 barris diários
10:07 | Jun. 19, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O exército iraquiano recuperou nesta quinta-feira, 19, o controle da principal refinaria de petróleo do país depois de combates contra os insurgentes sunitas que tentavam assumir o domínio do local, anunciaram as autoridades.

"As forças de segurança controlam completamente a refinaria de Baiji", 200 km ao norte de Bagdá, afirmou o general Qasem Ata, porta-voz do primeiro-ministro Nuri al-Maliki para questões de segurança.

[SAIBAMAIS 1] Um funcionário da refinaria também declarou que os insurgentes deixaram o local. Testemunhas conformaram a informação. Os insurgentes sunitas atacaram na quarta-feira refinaria e conseguiram entrar no local.

A localidade de Baiji fica perto de Tikrit, capital da província de Saladino, que foi tomada pelos insurgentes liderados pelos jihadistas do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL) na semana passada, após o início de uma ofensiva em 9 de junho.

A refinaria de Baiji fornece petróleo a todas as províncias iraquianas e sua produção está avaliada em 600.000 barris diários.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente