Participamos do

EUA quer diálogo com Alemanha sobre espionagem

16:30 | Jun. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os Estados Unidos acreditam que o diálogo direto com a Alemanha, e não uma investigação, é a melhor maneira de lidar com as preocupações do governo alemão acerca dos programas de espionagem, disse hoje o conselheiro adjunto de segurança nacional norte-americano, Ben Rhodes.

"Acreditamos que temos uma linha aberta e uma boa comunicação com Merkel e sua equipe", disse o conselheiro a jornalistas a bordo do avião que levava o presidente dos EUA, Barack Obama, e sua comitiva à reunião do G-7 em Bruxelas.

Rhodes se referia a um anúncio divulgado na manhã de hoje, no qual o chefe da procuradoria federal da Alemanha, Harald Range, informou que abriu uma investigação sobre o suposto monitoramento do telefone celular da chanceler Angela Merkel pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

"A operação de agentes secretos de um serviço de inteligência estrangeiro é um crime na Alemanha, e isso não depende se a agência é de uma nação amiga ou não.", disse Range a repórteres após o anúncio da decisão", disse Range a repórteres depois do anúncio da decisão.

O porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, não quis comentar sobre a decisão de Range, nem quis fazer nenhuma afirmação a respeito da relação entre Washington e Berlim. "Eu não vou avaliar a decisão do Ministério Público, uma vez que o governo não exerce qualquer influência sobre o órgão", disse. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente