Participamos do

Ucrânia vai receber mais � 1 bi em ajuda da UE

12:25 | Mai. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O governo da Ucrânia vai assinar hoje um acordo com a União Europeia para receber 1 bilhão de euros em ajuda financeira. O empréstimo vai fornecer um alívio de curto prazo ao Orçamento problemático do país.

A assinatura do acordo ocorrerá enquanto membros do governo ucraniano, incluindo o primeiro-ministro, Arseniy Yatsenyuk, estão em Bruxelas para discutir a crise geopolítica no leste do país. O empréstimo de 1 bilhão de euros é um acréscimo aos 600 milhões de euros em assistência financeira que já foram aprovados por ambos os lados. A ajuda será destinada, em parte, para o pagamento das crescentes dívidas da Ucrânia com gás russo.

"Este apoio é para o Orçamento da Ucrânia, visando permitir que o país alcance suas necessidades de financiamento externo. Isso inclui pagamentos exigidos no setor de energia", disse Simon O'Connor, porta-voz da Comissão Europeia para assuntos econômicos e monetários.

A Comissão Europeia também afirmou hoje que está ciente do anúncio da russa Gazprom de que a Ucrânia precisa pagar sua conta energética do próximo mês até 2 de junho ou poderá ter seu fornecimento de energia cortado. O'Connor afirmou que a Comissão está trabalhando para encontrar uma solução para o ultimato russo antes do fim de maio. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente