Participamos do

Síria: milhares de pessoas retornam para Homs

13:00 | Mai. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pela primeira vez em quase dois anos, milhares de sírios entraram no sábado em algumas partes da cidade de Homs destruídas pela guerra e muitos faziam planos para repovoá-la, poucos dias depois que os rebeldes entregaram suas posições às forças pró-Assad.

Homens, mulheres e crianças entraram nos antigos distritos de Homs, alguns de caminhonetes e bicicletas, enquanto a maioria o fez caminhando em um dia ensolarado.

Uma banda juvenil que tocava tambores e portava fotografias do presidente Bashar Assad marchou pela região, somando-se ao ânimo festivo dos que apoiam o regime no conflito que começou há três anos.

A população recuperou o que pôde de suas casas no sábado, principalmente roupa, colchões e tanques de gás.

"Minha casa ficou completamente destruída e queimada, porém achei algumas fotos", disse Sarmad Musa, de 49 anos, ex-moradora do bairro de Hamidiye. "Fiquei recordando os belos dias que tive aqui."

Algumas pessoas acusaram os rebeldes de saquear e queimar suas casas. Um grupo menor de pessoas entraram na cidade na sexta-feira. Outro moradores fizeram planos para voltarem às suas casas e aproveitaram o dia para limpar os escombros.

"Se Deus nos permitir, dormiremos em nossas casas nesta noite", disse um homem à emissora de TV libanesa al-Mayadin. "Ainda assim as casas não estão prontas, mas nos ajudaremos uns aos outros a reconstruir."

Centenas de rebeldes entregaram suas posições em Homs às forças armadas do governo de Assad em troca de um salvo-conduto para os insurgentes do norte como parte de um acordo que começou na quarta-feira.

O acordo é visto como uma vitória pessoal para Assad a algumas semanas antes das eleições presidenciais de 3 de junho, que muitos imaginam que selará a vitória do atual presidente e lhe dará mais um mandato para seguir lutando contra os insurgentes, em uma guerra civil que matou mais de 150 mil pessoas. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente