Participamos do

Presidente da Ucrânia condena referendos separatistas

08:40 | Mai. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
À medida que as duas regiões mais tensas no leste da Ucrânia se preparam para a votação separatista, o presidente interino do país, Oleksandr Turchynov, advertiu a população a respeito da autodestruição da soberania da nação.

Em um comentário publicado no site presidencial neste sábado, Turchynov disse que os incentivadores da independência do leste "não entendem que essa [a independência] causaria uma completa destruição da economia, dos programas sociais e da vida em geral para a maior parte da população".

A votação de amanhã pede a aprovação da declaração da soberania das repúblicas nas regiões de Donetsk e Luhansk, onde insurgentes tomaram prédios do governo no início de abril e entraram em confronto com as forças de segurança do governo interino de Kiev. Os rebeldes, que dizem defender os direitos da população de russos étnicos, pedem uma maior aproximação com o governo de Vladimir Putin.

Ontem, em meio aos confrontos, pelo menos sete pessoas morreram em Mariupol. A cidade permaneceu isolada neste sábado, com barricadas de pneus bloqueando algumas ruas do centro da cidade. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente