Participamos do

Irã e AIEA concordam em adicionar temas em discussão

14:10 | Mai. 21, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Irã chegou a um acordo nesta quarta-feira com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Organização Nações Unidas, para abordar novas questões, incluindo esforços anteriores referentes ao seu programa nuclear, o que pode dar um novo impulso às negociações internacionais para selar um acordo abrangente.

Em uma declaração conjunta publicada nesta quarta-feira, que ocorreu após discussões nesta semana em Teerã entre a AIEA e as autoridades iranianas, os dois lados disseram que "analisaram o bom progresso que tinha sido feito" em sete questões nucleares que o Irã concordou em abordar em fevereiro.

O Irã e a AIEA listaram cinco novos temas que devem discutir nos próximos meses, incluindo o trabalho passado do Irã em "explosivos de grande escala" e estudos iranianos que o Ocidente suspeita ter ligação com esforços para desenvolver um programa de armas nucleares.

O Irã também concordou em dar à AIEA acesso a novos locais relacionados ao trabalho em centrífugas usadas para enriquecer urânio. O Irã também se comprometeu a oferecer mais informações sobre os seus planos para um reator de água pesada em Arak. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente