Participamos do

Embarcação da China afunda navio de pesca do Vietnã

00:20 | Mai. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um navio de pesca da China colidiu e afundou uma embarcação do Vietnã na disputada região do Mar do Sul da China, informou a mídia vietnamita nesta terça-feira. O incidente provavelmente elevará as tensões entre as duas nações sobre a soberania no local.

O jornal Tuoi Tre e outros veículos reportaram que o incidente ocorreu a 30 quilômetros de distância de uma grande sonda de perfuração de petróleo que a China enviou em primeiro de maio a uma área que os dois países reclamam. Desde o início do mês, o Vietnã tem enviado barcos de patrulha para confrontar a sonda, enquanto a China mandou dezenas de embarcações para proteger a sonda. A decisão de Pequim enfureceu Hanói e iniciou uma série de violentos protestos contra a China.

Há tempos os países discordam sobre quem é o responsável pelas águas, ricas em petróleo e gás. Incidentes envolvendo navios de pesca são comuns.

O Tuoi Tre disse nesta terça-feira que cerca de 40 embarcações chinesas cercaram um grupo de navios do Vietnã na tarde de ontem, no horário local. Uma dessas embarcações colidiu com um navio vietnamita, acrescentou o jornal, o que derrubou 10 pescadores e afundou o navio de pesca. Os pescadores foram socorridos pelos outros navios vietnamitas e não há feridos.

Desde primeiro de maio o Vietnã acusa a China de confrontar os barcos vietnamitas e atirar canhões de água nas embarcações que se aproximam da sonda. A China acusa o Vietnã de fazer o mesmo. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente