Participamos do

Cientistas descobrem proteína com potencial contra malária

08:40 | Mai. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pesquisadores americanos descobriram uma proteína que promove a geração de anticorpos e pode ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra a malária, revela um estudo divulgado nesta quinta-feira.

A proteína, chamada de PfSEA-1, mostrou potencial contra as formas mais severas da malária, uma doença que mata mais de 600 mil pessoas a cada ano no mundo, especialmente crianças na África subsaariana.

A PfSEA-1 foi vinculada à geração de anticorpos e à redução do volume do parasita em diversas crianças e adultos em áreas da África onde a malária é endêmica, destaca o estudo publicado na revista americana Science.

Ratos de laboratório expostos à proteína em uma vacina experimental apresentaram redução dos níveis de parasitas no sangue.

A proteína poderá ser agregada ao grupo limitado de antígenos utilizados em potenciais vacinas contra a malária, destacam os cientistas responsáveis pelo estudo no Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas.

As populações que vivem em áreas onde a malária é comum geralmente desenvolvem respostas imunológicas naturais que limitam o número de parasitas no sangue e evitam febre alta e sintomas severos.

Os pesquisadores basearam seu estudo em amostras de sangue de crianças de dois anos provenientes da Tanzânia que eram resistentes ou suscetíveis à malária.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente