PUBLICIDADE
Notícias

Becker, vencedor do Nobel de Economia, morre aos 83

01:30 | 05/05/2014
Gary Becker, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1992, morreu no sábado aos 83 anos de complicações após uma longa doença, informou o Mike Claffey, enteado do economista.

Becker, professor da Universidade de Chicago, é creditado como o pioneiro na abordagem da economia como o estudo do comportamento humano. Antes de publicar suas ideias, no fim dos anos 1950, a maioria dos acadêmicos considerava que hábitos, emoções e irracionalidade eram os principais fatores para influenciar o comportamento humano, como nas decisões de ter filhos ou cometer crimes.

Ele aplicou a análise econômica a uma ampla gama de comportamentos humanos e interações. O professor de economia e sociologia estudou questões como casamento e divórcio, crime e punição, vício e decisões de família.

O fundamental de sua pesquisa é a teoria de que o comportamento humano segue os mesmos princípios racionais, seja nas decisões de família, de empresas ou de organizações. Visto inicialmente com ceticismo, seu trabalho influenciou a sociologia, a demografia e a criminologia. O mentor de Becker foi o também renomado economista Milton Friedman. Fonte: Associated Press.

TAGS