Participamos do

Afeganistão: Deslizamento de terra deixa 350 mortos

16:30 | Mai. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas que atingem o Afeganistão soterrou uma aldeia e provocou a morte de pelo menos 350 pessoas nesta sexta-feira, informaram autoridades locais. Além das 350 mortes confirmadas, cerca de duas mil pessoas estão desaparecidas, disse o governador da província de Shah, Waliullah Adeeb.

O deslizamento atingiu o povoado de Hobo Barik, no nordeste afegão. Adeeb afirmou que o deslizamento de terra sepultou cerca de imóveis casas na área - cerca de um terço de todas as casas do povoado.

O governador disse que as equipes de resgate estavam trabalhando, mas sem equipamentos adequados, e por isso apelam para o uso de pás. "É fisicamente impossível agora", disse Adeeb. "Nós não temos pás suficientes; precisamos de mais máquinas."

Adeeb disse que as autoridades esvaziaram uma aldeia próxima em meio às preocupações de novos deslizamentos de terra.

O chefe da polícia da província de Badakhshan, Faziluddin Hayar, disse que o deslizamento ocorreu por volta da 1h (horário local) de sexta-feira.

Ari Gaitanis, porta-voz da Missão das Nações Unidas no Afeganistão, disse que pelo menos 350 pessoas morreram e afirmou que a entidade tenta ajudar as autoridades locais nas operações de busca e resgate.

A província de Badakhshan, situada entre as montanhas de Hindu Kush e Pamir na fronteira com a China, é uma das mais remotas do país.

A região sofre com avalanches como a que ocorreu hoje. A mais mortífera antes da ocorrida hoje foi registrada em 2010, quando mais de 170 pessoas morreram em Passo Salang, principal rota entre as montanhas de Hindu Kush e a capital. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente