Participamos do

Rebeldes pró-Moscou exibem monitores da OSCE

09:40 | Abr. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Militantes pró-Russia na cidade ucraniana de Slavyansk apresentaram neste domingo, durante coletiva de imprensa, os oito observadores militares da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) que detiveram na última sexta-feira e garantiram que eles não sofreram maus-tratos.

O alemão Axel Schneider, que falou pelo grupo de monitores, negou que eles estivessem fazendo espionagem para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), como alegam os insurgentes pró-Moscou.

Além dos representantes da OSCE, rebeldes simpatizantes da Rússia capturaram hoje três oficiais de segurança ucranianos, que também foram exibidos à imprensa. Os ucranianos estavam ensanguentados e tinham os olhos vendados com fita adesiva.

O movimento insurgente que age em Slovyansk tem recorrido cada vez mais à tomada de reféns para consolidar seu controle no leste da Ucrânia.

Nas últimas semanas, Kiev tem enfrentado grupos separatistas no leste ucraniano que começaram a se mobilizar após a península da Crimeia ter decidido, em referendo ocorrido no mês passado, abandonar a Ucrânia e voltar a fazer parte da Rússia. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente