Participamos do

Premiê sul-coreano renuncia após naufrágio de navio

08:20 | Abr. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Hong-won, entregou seu pedido de demissão neste domingo, em reação às fortes críticas feitas ao governo do país pela forma como lidou com o naufrágio do navio que causou a morte ou desaparecimento de mais de 300 pessoas há quase duas semanas.

Como o poder executivo na Coreia do Sul é muito concentrado na presidência, a renúncia de Chung é aparentemente simbólica.

O porta-voz da presidência, Min Kyung-wook, disse que a presidente Park Geun-hye vai aceitar o pedido de renúncia, mas não especificou quando Chung deixará o cargo.

A renuncia do premiê veio após parentes de vítimas do naufrágio alegarem que Seul não fez o suficiente para resgatar ou proteger os ocupantes da embarcação. A maioria dos mortos e desaparecidos é composta por estudantes que participavam de uma excursão escolar.

Autoridades sul-coreanas detiveram todas as 15 pessoas responsáveis pela navegação do navio, que afundou na costa sul-coreana, no último dia 16. Segundo um promotor, também estão sob investigação conversas registradas entre um tripulante e a empresa proprietária do navio no momento do naufrágio. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente