Participamos do

Líbios fazem greve em Benghazi e pedem eleições

10:40 | Abr. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A cidade de Benghazi viveu um dia de "desobediência civil" neste domingo, o que resultou no fechamento de alguns prédios públicos e na interrupção do tráfego aéreo.

Grupos cívicos convocaram no sábado ações para denunciar problemas de segurança na segunda maior cidade da Líbia mais de três anos depois do início da revolução que derrubou o ditador Muamar Kadafi.

Eles exigem a suspensão do Congresso Geral Nacional (GNC, em inglês), principal autoridade política da Líbia, bem como a realização de eleições parlamentares e presidenciais.

Mas um repórter da agência France Press disse que as ações deste domingo foram parciais e apenas algumas escolas, universidades e instituições públicas ficaram fechadas. O Ministério de Educação disse que todas as aulas ocorreram normalmente.

O tráfego aéreo foi o mais afetado, com o aeroporto internacional fechado e todos os voos suspensos "até nova ordem", revelou uma fonte do aeroporto.

O GNC foi eleito em julho de 2012 para um mandato de 18 meses, mas provocou a ira popular ao estender o mandato no começo de fevereiro até o fim de dezembro deste ano.

Sob pressão dos manifestantes, o congresso posteriormente anunciou a antecipação das eleições, mas não estipulou uma data para a votação. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente