PUBLICIDADE
Notícias

Japão tem déficit comercial recorde para o mês de março

10:40 | 21/04/2014
Tóquio, 21/04/2014 - O déficit comercial do Japão saltou para 1,45 trilhão de ienes (cerca de US$ 14 bilhões) em março, um recorde para o mês e o 21º mês seguido de saldo negativo na balança. Além da forte alta ante o déficit de 356,9 bilhões de ienes no mesmo mês do ano passado, o rombo foi pior do que o previsto pelos analistas ouvidos pela Dow Jones e o jornal Nikkei, de 1,07 trilhão de ienes.

As exportações do país tiveram crescimento anual de apenas 1,8% em março, apesar da queda de quase 9% do iene nos últimos 12 meses. Descontando o efeito cambial, as exportações tiveram queda de 2,5%, a maior retração em nove meses. As vendas caíram para todos os parceiros comerciais do país, com exceção dos EUA.

Já as importações tiveram alta anual de 18,1% em março. O saldo comercial do Japão tem se deteriorado nos últimos três anos, em parte em função da maior importação de petróleo, após o acidente nuclear em Fukushima. Por outro lado, a força das importações sugere que a demanda interna permanecerá forte, mesmo após o aumento no imposto sobre vendas, que entra em vigor este mês.

O vice-ministro sênior de Finanças do Japão Yoshihisa Furukawa disse nesta segunda-feira que o país fará de tudo para aumentar as exportações, com foco especialmente nas economias emergentes e por meio da Parceria Trans-Pacífico. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS