Participamos do

Helicóptero que caiu no Afeganistão é britânico

12:04 | Abr. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O helicóptero que se acidentou neste sábado no Afeganistão provocando a morte de cinco soldados da Força Internacional da Otan (Isaf) era britânico, anunciou em Londres o ministério da Defesa.

Em um comunicado, o ministério limitou-se a confirmar que "um helicóptero britânico caiu hoje (sábado) no sul do Afeganistão", sem identificar as vítimas ou suas nacionalidades, já que o incidente está sendo investigado e "seus familiares devem ser notificados" antes.

A Isaf indicou, por sua vez, que estão sendo estudadas as circunstâncias do acidente, sem informar se a aeronave caiu devido a um problema técnico ou em combate contra os insurgentes talibãs.

Embora os acidentes de helicóptero sejam relativamente frequentes no Afeganistão, é raríssimo que os talibãs consigam derrubar estas aeronaves.

As tropas da Otan terminaram em junho passado de transferir a segurança do país às forças afegãs, e se encarregam apenas de missões de formação e apoio, sobretudo aéreo.

Os soldados da coalizão deixarão o Afeganistão antes do fim do ano, uma retirada que aumenta os temores de uma nova espiral de violência em um país onde os talibãs seguem fortalecidos, apesar de doze anos de presença militar ocidental.

No total, 3.431 membros da Isaf morreram desde o início da intervenção militar no Afeganistão, lançada no fim de 2001, segundo o site independente icasualties.org.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente