Participamos do

Fed: dirigentes fizeram teleconferência sobre diretriz

15:30 | Abr. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os dirigentes do Federal Reserve se reuniram em uma teleconferência antes da mais recente reunião de política monetária, visando discutir mudanças às diretrizes futuras (forward guidance) do banco central para o caminho provável das taxas de juros, informou a ata da reunião ocorrida nos dias 18 e 19 de março. Segundo o documento, a pauta da teleconferência não contemplou decisões de política monetária.

No entanto, a reunião extraordinária ilustra o quanto as mudanças de fato implementadas no comunicado do Fed já estavam sendo discutidas. Desde o fim de 2012, o Fed dizia que não consideraria aumentar os juros até que a taxa de desemprego caísse para 6,5%, com inflação abaixo de 2,5%.

Na reunião oficial do mês passado, os dirigentes decidiram abandonar gatilhos quantitativos e focar em uma série de indicadores econômicos para avaliar quando elevar as taxas de juros, que estão próximas de zero desde dezembro de 2008.

A ata mostrou ainda que alguns dirigentes se preocuparam com a possibilidade de as previsões para as taxas de juros, divulgadas juntamente com o comunicado, mostrarem o quanto suas visões sobre o momento do primeiro aperto monetário mudaram.

Um gráfico mostrando onde os dirigentes acreditam que as taxas de juros de curto prazo estarão no futuro mostram algumas autoridades esperando juros maiores do que foi o caso em dezembro - vez anterior na qual as projeções foram divulgadas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente