Participamos do

EUA: Republicanos apresentam proposta de orçamento

13:20 | Abr. 01, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente do Comitê de Orçamento da Câmara dos Representantes dos EUA, o republicano Paul Ryan, divulgou hoje seu último projeto orçamentário no cargo, que pede as mesmas mudanças em programas do governo já exigidas em anos anteriores.

O fator central do texto de Ryan é a proposta de eliminar totalmente o déficit orçamentário do país dentro de dez anos, o que o Orçamento dos democratas não inclui. Ryan afirmou que seu projeto vai cortar US$ 5 trilhões em gastos e garantir um pequeno superávit até 2024.

"A crescente probabilidade de uma crise de dívida é o desafio mais urgente que enfrentamos hoje", disse ele, ao apresentar seu orçamento.

O projeto inclui também grandes reformas no Medicare e no Medicaid, além da rejeição da reforma de saúde conhecida como Obamacare. Ele também apoia a reforma tributária por considerar o atual sistema "complexo".

Ryan vai apresentar formalmente seu projeto ao Comitê de Orçamento da Câmara nesta quarta-feira e a expectativa é de que ele seja aprovado. Em 7 de abril, o texto será avaliado pelo plenário da Casa.

O deputado democrata Steny Hoyer afirmou logo após a divulgação da proposta republicana que o orçamento de Ryan "não é um plano honesto, nem sério".

No mês passado, o presidente Barack Obama divulgou sua proposta orçamentária para o ano fiscal de 2015, que começa em 1º de outubro, propondo gastos de US$ 3,9 trilhões.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente