Participamos do

BC do México mantém taxa básica de juros em 3,5%

13:20 | Abr. 25, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Banco Central do México manteve a taxa básica de juros inalterada, em 3,5%, em linha com expectativas, após reunião de política monetária. De acordo com comunicado publicado pela instituição, foi observada uma melhora incipiente em alguns indicadores de consumo e investimento privados.

"Em suma, considera-se que ainda há riscos de deterioração para o crescimento na atividade econômica, embora o balanço disso tenha melhorado marginalmente. Em qualquer caso, não se percebem pressões sobre a inflação decorrentes do comportamento esperado da demanda agregada".

Depois de um pico em janeiro causado por novos impostos de consumo e aumento das tarifas de transportes públicos, a inflação anual voltou para dentro do intervalo da meta do banco central, de um ponto porcentual acima ou abaixo de 3%, e ficou em 3,5% em meados de abril.

Os aumentos de impostos que impulsionaram alguns preços no início do ano, como refrigerantes e "junk food", e uma elevação no imposto sobre vendas nas regiões fronteiriças não tiveram um efeito forte sobre outros preços, de acordo com o banco central.

Os banqueiros centrais têm se preocupado mais com a falta de recuperação econômica do que com a inflação. Porém, com o Federal Reserve dos EUA reduzindo estímulos monetários, o Banco do México é visto com espaço limitado para cortar as taxas de juros para estimular o crescimento ainda mais. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente