Participamos do

Ataques com carro-bomba deixam 16 mortos no Iraque

10:10 | Abr. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A explosão de um carro-bomba em uma área comercial de Mosul, no norte do Iraque, matou pelo menos 10 pessoas neste domingo, segundo autoridades locais. O carro-bomba estava estacionado e tinha como alvo uma patrulha conjunta entre exército e polícia que passava pelo local. Um policial disse que cinco civis e cinco membros das forças de segurança foram mortos pela explosão, que ainda deixou 12 feridos. Horas antes, outro carro-bomba explodiu em um posto de controle em Debis, também no norte do Iraque, matando seis pessoas e ferindo outras 15, disse o chefe de polícia Bestoon Rasheed.

Nenhum grupo assumiu a autoria dos atentados, mas ataques suicidas coordenados são uma das características de um grupo dissidente da Al-Qaeda que opera no Iraque. Grupos insurgentes sunitas intensificaram os ataques desde o ano passado, num tentativa de enfraquecer o governo, liderado por xiitas.

Os ataques deste domingo ocorreram a apenas algumas semanas das eleições parlamentares, marcadas para 30 de abril. Não haverá votação em partes de Anbar, onde forças de segurança combatem militantes islâmicos que controlam a capital da província, Ramadi, e quase toda a cidade de Fallujah.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, a escalada da violência no país deixou 8 mil mortos no ano passado, o maior número registrado desde 2007. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente