Participamos do

Tymoshenko concorrerá à Presidência da Ucrânia

10:20 | Mar. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A ex-primeira-ministra da Ucrânia Yulia Tymoshenko anunciou que concorrerá à Presidência do país nas eleições marcadas para 25 de maio. Tymoshenko, que foi libertada da prisão no mês passado após a deposição do presidente Viktor Yanukovich, afirmou hoje ter conquistado o direito moral de afirmar que irá combater a corrupção. Ela salientou ainda que se tornaria uma candidata pela unidade da Ucrânia.

Em 2010, Tymoshenko perdeu a disputa com Yanukovich em um segundo turno apertado. Um ano depois foi presa por abuso de poder, após um julgamento considerado fraudulento.

A disputa deve incluir ainda o empresário Petro Poroshenko e o boxeador que se tornou político Vitali Klitschko. Vários ex-apoiadores de Yanukovich, incluindo o ex-vice-primeiro-ministro Serhiy Tihipko, já anunciaram que também concorrerão.

Pesquisas recentes têm colocado Tymoshenko em terceiro lugar, atrás de Poroshenko e Klitschko, mas ela é conhecida pelas campanhas carismáticas e muitos eleitores seguem indecisos.

A ex-premiê disse que espera o apoio de sua base, no oeste e no leste do país, mas que se aproximará do leste, região que por muito tempo apoiou Yanukovich. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente