Participamos do

Rosberg vence na Austrália; Massa, Vettel e Hamilton abandonam

O brasileiro Felipe Massa, da Williams, foi forçado a abandonar na primeira volta, após seu carro ser atingido por trás pela Caterham do japonês Kamui Kobayachi logo depois depois da largada
11:00 | Mar. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, venceu o Grande Prêmio da Austrália, primeira corrida da temporada da Fórmula 1, neste domingo, 16, em Melbourne.
O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) completou a prova em segundo lugar, mas horas depois foi desclassificado, o que deu a segunda posição da prova ao estreante dinamarquês Kevin Magnussen (McLaren).

O piloto australiano superou o limite de 100 kg de combustível por hora, estabelecido pelo novo regulamento esportivo e técnico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), anunciou a direção de prova.

Os engenheiros da Red Bull e o próprio Ricciardo foram convocados para apresentar a versão da equipe antes do anúncio de uma decisão, mas não conseguiram convencer os comissários.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com a desclassificação, o dinamarquês Kevin Magnussen (McLaren) subiu para o segundo lugar em sua estreia na Fórmula 1.

O companheiro de equipe de Magnussen, o britânico Jenson Button, passou do quarto ao terceiro lugar, enquanto o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) passou do quinto para o quarto lugar.

O brasileiro Felipe Massa, da Williams, foi forçado a abandonar na primeira volta, após seu carro ser atingido por trás pela Caterham do japonês Kamui Kobayachi logo depois depois da largada.

O paulistano, que largou em nono e chegava em Melbourne com altas expectativas após sido o mais rápido dos últimos testes de pré-temporada, no Bahrein, ficou furioso com o incidente. Ele cobrou uma punição do piloto japonês, que conseguiu bancar sua volta à F1 graças a ajuda de fãs, através de uma campanha de arrecadação de fundos na internet.

O atual tetracampeão Sebastian Vettel, da Red Bull, também teve uma péssima estreia, abandonando a prova logo na quarta volta por causa de problemas com seu carro.

Outro piloto que começou muito mal a temporada foi o britânico Lewis Hamilton, companheiro de equipe de Rosberg na Mercedes. O campeão mundial de 2008 largou na pole position, mas deixou a corrida na segunda volta por causa de um problema de motor.

Esta foi a quarta vitória de Rosberg, 29 anos depois do seu pai Keke triunfar na primeira edição oficial do Grande Prêmio da Austrália, disputado em 1985 em Adelaide.

O alemão de 28 anos fez uma grande largada, pulando logo da terceira para a primeira posição, e em seguida liderou a prova de ponta a ponta.
Ricciardo e Magnussen subiram ao pódio pela primeira vez de suas carreiras. O australiano, que teve, como Vettel, vários problemas com o motor Renault do seu carro durante a pré-temporada, fez a festa da torcida local, antes do anúncio da desclassificação.

Seu predecessor na Red Bull, o também australiano Mark Webber, nunca tinha conseguido subir ao pódio em casa.

Já dinamarquês de 21 anos mostrou muito talento e ousadia para sua primeira corrida na F1. Ele deixou para trás seu companheiro de equipe, o experiente britânico Jenson Button, de 34 anos, campeão mundial em 2009.

O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, chegou na frente do finlandês Valterri Bottas, companheiro de equipe de Massa na Williams, que mostrou o potencial da equipe.

Apenas 14 dos 22 carros que participaram da largada completaram a corrida, a primeira da história com motores V6 turbo híbridos.

Classificação do GP da Austrália:

1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes-AMG), 302,271 km em 1 h 32:58.710
(velocidade média: 195,059 km/h)
2. Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) a 26.777
3. Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) a 30.027
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 35.284
5. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) a 47.639
6. Nico Hülkenberg (ALE/Force India-Mercedes) a 50.718
7. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) a 57.675
8. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Renault) a 1:00.441
9. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault) a 1:03.585
10. Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) a 1:25.916
11. Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) a 1 volta
12. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1
volta
13. Max Chilton (GBR/Marussia-Ferrari) a 2 voltas

Os demais pilotos não completaram a prova.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente