Participamos do

Reino Unido: opções sobre Rússia seguem em aberto

10:40 | Mar. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As opções do Reino Unido permanecem em aberto com relação a possíveis ações contra a Rússia após a intervenção militar na Ucrânia, disse o secretário de Relações Exteriores do país, William Hague, nesta terça-feira, depois que um documento do governo sugeria que o país não apoiaria determinadas sanções.

A insistência do Reino Unido em dizer que a Rússia pode enfrentar "custos significativos" se não fizer suas tropas recuarem de volta às bases na Crimeia foi questionada na terça-feira, depois que a mídia local publicou uma foto de um documento indicando que o Reino Unido pode estar menos disposto do que os Estados Unidos a aumentar a pressão sobre o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

"O Reino Unido não deve apoiar, por ora, sanções comerciais... Ou fechar o centro financeiro de Londres para os russos", assinalou o documento, que foi fotografado ao ser transportado na segunda-feira por Hugh Powell, vice-conselheiro de segurança nacional, segundo informou o jornal Telegraph.

O documento afirmava que o Reino Unido deve estar preparado para se juntar a outras nações da União Europeia na imposição de restrições de visto e proibição de viagens a autoridades russas, desencorajar discussões sobre preparativos militares de contingência e participar de trabalho de contingência da UE no fornecimento de gás à Ucrânia caso a Rússia interrompa o abastecimento, noticiaram os jornais locais.

"Eu quero deixar absolutamente claro que tudo o que está escrito em um documento que está sendo transportado por um oficial não é necessariamente um guia para as decisões que serão tomadas pelo governo e que as nossas opções permanecem muito em aberto sobre esse assunto", disse Hague ao Parlamento, quando perguntado sobre o caso. O Secretário de Relações Exteriores disse que a exposição de documentos para fotografia era absolutamente lamentável e não deveria acontecer, mas salientou que uma vista parcial de um documento a partir de uma imagem não deveria ser tomada como um guia de opiniões sobre um tema. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente