Participamos do

Papa e Obama falaram de liberdade religiosa e aborto

Francisco e Obama abordaram questões particularmente importantes para a Igreja dos EUA
12:30 | Mar. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O papa Francisco defendeu nesta quinta-feira, 27, durante o seu primeiro encontro com o presidente americano Barack Obama o "direito à vida" e à "objeção de consciência" para os católicos americanos em casos de aborto.

"Francisco e Obama abordaram questões particularmente importantes para a Igreja deste país (os Estados Unidos), como o exercício do direito à liberdade religiosa, à vida e à objeção de consciência", indicou em um breve comunicado o serviço de imprensa da Santa Sé divulgado após a reunião entre os dois líderes.

Por favorecer o reembolso por parte dos usuários de meios contraceptivos e da pílula abortiva, a reforma da saúde promovida pela administração Obama tem sido fortemente contestada pelos bispos americanos, que consideram tais medidas contrárias aos direitos religiosos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em várias ocasiões, com o apoio do Papa Bento XVI, antecessor do atual Papa, eles preconizaram a chamada objeção de consciência, incluindo o direito de recusar a realizar abortos.

Várias questões sociais foram tratadas neste encontro, que Obama gostaria de centrar na luta contra as desigualdades no mundo.

Neste sentido, o Papa e o presidente americano expressaram "seu compromisso comum com a erradicação do tráfico de seres humanos em todo o mundo", segundo o comunicado do Vaticano.

O encontro entre Obama, Francisco e o secretário de Estado Pietro Parolin, encarregado da diplomacia, também serviu para discutir "temas internacionais atuai", em uma atmosfera descrita como "cordial" pelo Vaticano.

De acordo com o comunicado, as duas partes também afirmaram a necessidade de que, "em zonas de conflito, o direito internacional e humanitário seja respeitado" e que "uma solução negociada seja encontrada".

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente