Participamos do

Malásia amplia área de busca de avião desaparecido e rebate críticas

As autoridades decidiram ampliar a área de busca após informações de radar que indicariam a "possibilidade" de o avião ter alterado sua rota sobre o Mar do Sul da China
10:15 | Mar. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governo da Malásia ampliou nesta quarta-feira, 12, o perímetro de busca do avião da Malaysia Airlines desaparecido desde sábado com 239 pessoas a bordo, ao mesmo tempo em que rebateu as críticas de China e Vietnã sobre a gestão das informações.

Os trabalhos de busca entraram no quinto dia com a ampliação do perímetro de busca ao Mar de Adamão, centenas de quilômetros ao noroeste da primeira zona rastreada.

As autoridades decidiram ampliar a área de busca após informações de radar que indicariam a "possibilidade" de o avião ter alterado sua rota sobre o Mar do Sul da China.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Temos que examinar todas as possibilidades", afirmou o diretor da aviação civil malaia, Azharuddin Abdul Rahman.

O Mar de Adamão é limitado ao sul pela ilha indonésia de Sumatra, e ao leste e ao norte por Tailândia e Mianmar (antiga Birmânia).

O general malaio Rodzali Daud desmentiu que um radar tenha detectado a passagem da aeronave sobre o estreito de Malaca, como informou um jornal do país. Este estreito fica entre a península malaia, no lado oeste, e a ilha indonésia de Sumatra.

Mas o governo da Malásia não apresentou publicamente as análises dos radares nas quais baseia a hipótese de mudança de rumo inesperada do avião, que tinha em sua maioria passageiros chineses.

A busca infrutífera e a comunicação aparentemente confusa das autoridades malaias provocam críticas dentro do país, da China e dos países participantes nas operações de busca.

Vietnã, China, Malásia, Filipinas e Cingapura, entre outros países, mobilizaram em um primeiro momento navios, aviões e helicópteros para a busca no Mar da China Meridional, região marcada por disputas territoriais entre estas nações.

"No momento, há muitas informações, mas bastante caóticas. Nós também temos dificuldades para confirmar se isto é correto ou não", disse o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Qing Gang, ao ser questionado se o voo MH370 mudou de rumo.

O Vietnã anunciou a suspensão da busca aérea e que se limitava à operação marítima, até receber explicações sobre o novo perímetro.
"Só existe confusão se você quer ver confusão", declarou o ministro malaio dos Transportes, Hishamuddin Hussein, ao rebater as críticas chinesas.

Mas os boatos e a falta de informação concreta provocam muitas teorias da conspiração entre os malaios. As autoridades também são acusadas de esconder dados importantes.

"Penso que a Malaysia Airlines e o governo malaio tentam encobrir ou esconder alguma coisa sobre o voo MH370", escreveu um internauta no Twitter, uma opinião que ganha adeptos.

"Por quê tanta informação não confirmada?", questiona outro usuário da rede social.

Sobre os passageiros que embarcaram com passaporte falso, a Interpol verificou suas identidades e descartou qualquer relação com grupos terroristas, apesar de o diretor da CIA, John Brennan, ter afirmado que "não descartaria" a pista terrorista.

O secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble, declarou que a questão poderia ser "um tráfico de seres humanos".

Os dois passageiros foram identificados como cidadãos iranianos: Puria Nurmohammadi, de 18 anos, e Seyed Mohammed Reza Delavar, de 29. Os dois supostamente tentariam imigrar para a Europa.

Delavar, que viajava com um passaporte italiano roubado, pretendia pedir asilo na Suécia, segundo a polícia do país europeu.

O voo MH370 transportava 239 pessoas, incluindo dois menores de idade. Além de chineses, o Boeing 777-200 transportava malaios, indonésios, australianos, franceses, americanos, canadenses, russos e ucranianos.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente