Participamos do

Kerry viaja ao Oriente Médio para negociações de paz

14:20 | Mar. 31, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, viajou ao Oriente Médio para retomar negociações de paz na região. Kerry chegou em Israel nesta segunda-feira, antes de continuar sua viagem em Jerusalém, onde se encontrará com o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu. Em seguida, o secretário se dirigirá a cidade de Ramallah, na Cisjordânia, para uma reunião com o presidente palestino, Mahmoud Abbas.

Mediadores norte-americanos têm mantido negociações urgentes para resolver um impasse sobre a libertação de prisioneiros que Israel havia prometido. Além disso, eles também têm buscado uma maneira para prolongar as negociações para além de um prazo atual que vai até o fim de abril. Se a libertação de prisioneiros, que estava programada para acontecer até o final de março, não ocorrer, existe um risco de as negociações entrarem em colapso nas próximas semanas.

Sob forte pressão de Kerry, Israel e os palestinos concordaram em julho passado em manter negociações de paz durante nove meses. O prazo final para chegar a um acordo final, segundo o pacto, é o mês de abril. Quando isso se tornou irrealista, Kerry reduziu suas metas e disse que passaria a ter como meta chegar "estrutura" de um acordo preliminar até abril, com o objetivo de prosseguir com as negociações até o final do ano para resolver os detalhes finais de um acordo.

Contudo, mesmo o objetivo mais modesto encontrou dificuldades devido à libertação de prisioneiros. Quando as negociações começaram, Israel prometeu libertar 104 prisioneiros palestinos em quatro etapas. Após a realização dos três primeiros passos, Israel recusou-se a liberar o grupo final sem um compromisso palestino para estender as conversações de paz.

Autoridades israelenses dizem que não se encontram sob nenhuma obrigação para libertar o grupo final por causa do que eles chamaram do fracasso palestino em negociar de boa fé. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente