Participamos do

Interpol descarta 'ataque terrorista' em desaparecimento de avião malaio

"A pista terrorista se afasta" na investigação sobre o desaparecimento no último sábado, 8, de um avião da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo
10:20 | Mar. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble, indicou nesta terça-feira, 11, que "a pista terrorista se afasta" na investigação sobre o desaparecimento no último sábado, 8, de um avião da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo.

"Quanto mais informações temos, mais nos inclinamos a concluir que não se trata de um incidente terrorista", declarou Noble.

Em relação à presença a bordo do avião de duas pessoas que viajavam com passaportes europeus falsos, "trata-se de um tráfico de seres humanos", acrescentou. "Estamos cada vez mais certos de que estes indivíduos não são terroristas", ressaltou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Graças aos meios de comunicação, ficamos cientes de quem estava na lista de embarque e soubemos imediatamente que eram passaportes roubados", disse.

Segundo Noble, os dois passageiros que viajavam com passaportes roubados, austríaco e italiano, são dois iranianos que voaram de Doha a Kuala Lumpur com seus passaportes iranianos. Não utilizaram os passaportes europeus até embarcarem na Malásia.

A Interpol divulgou dois nomes "que figuravam nos passaportes iranianos" sem a certeza de que correspondam aos dois passageiros. Eles são Puri Nur Mohamad, de 19 anos, e Delavar Seyed Mohamad Reza, de 30.

 O secretário-geral também mostrou brevemente suas fotografias, mas não quis informar como ou onde foram tiradas.

"Agora que conhecemos a identidade destas pessoas, sabemos que abandonaram Kuala Lumpur para ter um status de refugiado e podemos nos concentrar no grupo criminoso que lhes permitiu viajar", disse.

A Malásia iniciou uma investigação por terrorismo após a descoberta de que dois passageiros embarcaram com passaportes roubados na Tailândia.

A polícia tailandesa anunciou, por sua vez, uma investigação sobre um possível tráfico de passaportes.

 O Boeing 777-200 da Malaysia Airlines desapareceu no sábado com 239 pessoas a bordo.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente