Participamos do

Fico vence primeiro turno das eleições na Eslováquia

11:20 | Mar. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, de 49 anos, venceu ontem o primeiro turno das eleições presidenciais no país. Ele obteve 28% dos votos, bem abaixo da marca de 35% indicada pelas pesquisas de opinião. Agora enfrentará no segundo turno, no dia 29 de março, o empresário e filantropo Andrej Kiska, de 51 anos, que conquistou 24% do eleitorado.

Caso Fico vença, seu partido de centro-esquerda Smer-Democracia Social controlará a presidência, o gabinete de governo e o Legislativo, o que nunca aconteceu antes na Eslováquia, um pequeno país de 5,4 milhões de habitantes, formado da divisão pacífica da então Checoslováquia, em 1993. O país entrou para a zona do euro em 1º de janeiro de 2009, sendo o 16º membro do bloco que usa a moeda comum europeia.

Fico, que foi premiê entre 2006 e 2010 e voltou ao cargo em 2012, disse que o resultado abaixo do esperado nas urnas se deu em função do baixo comparecimento dos eleitores, que ficou em 43%, quando sua expectativa era de uma participação de 60%. "Isso é um referendo sobre o Smer-Democracia Socal e sobre mim, e eu venci o primeiro turno. Vamos ver como será o segundo turno", comentou na manhã deste domingo.

Muitos eleitores estão assustados com o poder cada vez maior de Fico e seu partido e por isso votaram em candidatos da oposição e independentes. Na Eslováquia o presidente tem um papel basicamente cerimonial, mas também nomeia juízes, promotores e pode vetar projetos do Legislativo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente