Participamos do

EUA envia caças à Polônia para exercício de treinamento

19:50 | Mar. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os Estados Unidos estão enviando uma dúzia de aviões de combate F-16 para a Polônia, como parte de um exercício de treinamento, em meio a contínuas tensões entre a Ucrânia e a Rússia, informou neste domingo o Ministério da Defesa polonês.

Cerca de trezentos soldados também serão enviados para a Polônia, como parte do exercício. O envio das equipes e aeronaves deve ser concluído até quinta-feira.

O secretário de Estado dos EUA para a Defesa, Chuck Hagel, e seu homólogo polaco Tomasz Siemoniak concordaram com o envio durante um telefonema, de acordo com um comunicado do ministério polonês. Os soldados teriam sido enviados a pedido da Polônia.

O exercício foi originalmente planejado para ser menor, mas foi ampliado por causa da "situação política tensa" na Ucrânia, disse o porta-voz do ministério da defesa, Jacek Sonta.

O envio das tropas e das aeronaves à Polônia acontece depois de Washington anunciar que também estava enviando quatro aviões F-15 para a Lituânia para reforçar a vigilância no espaço aéreo em torno do Báltico.

De acordo com o Ministério da Defesa da Lituânia, o movimento foi uma resposta à "agressão russa na Ucrânia e ao aumento da atividade militar em Kaliningrado", o enclave russo que faz fronteira com a Polônia e a Lituânia.

Enquanto a Polônia tem 48 de seus próprios F-16, os estados bálticos não têm meios aéreos suficientes e se voltam à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para fornecer proteção para seus espaços aéreos. Fonte: Dow Jones Newswires

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente