Participamos do

Eleições gerais na Índia terão início em 7 de abril

03:40 | Mar. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Comissão Eleitoral da Índia anunciou nesta madrugada que o início das eleições gerais será em 7 de abril. O processo irá durar várias semanas por questões de logística e segurança, em um país que possui uma população de 1,2 bilhão, com mais de 810 milhões elegíveis para votar. A contagem dos votos será em 16 de maio e a maioria dos resultados devem sair no mesmo dia.

Uma pesquisa recente conduzida pela Pew Research Center mostrou que 63% dos indianos preferem o oposicionista Partido do Povo Indiano, liderado por Narendra Modi. O governista Partido do Congresso, liderado por Rahul Gandhi, tradicionalmente se mantém no poder.

Recentemente, o Partido do Congresso está em destaque por envolvimento em escândalos de corrupção e pela inabilidade para lidar com uma economia em desaceleração e com problemas relacionados à pobreza, infraestrutura e educação.

Modi também enfrenta controvérsias. Alguns críticos questionam se o candidato, da religião hindu, conseguirá liderar um país de muitas culturas. Ele foi acusado de fazer pouco para impedir protestos contra muçulmanos em 2002 no estado de Gujarat, quando mais de 1.000 pessoas morreram. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente