Participamos do

Crimeia assume controle de cinco portos da Ucrânia

09:00 | Mar. 19, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O parlamento da Crimeia aprovou uma lei para assumir o controle de todos os portos da Ucrânia. O governo regional criou um órgão chamado Comitê Republicano de Transporte e Comunicação para gerenciar as atividades.

Operadores disseram que os portos de Kerch, Yalta, Evpatoriya, Theodosia e o porto comercial de Sevastopol agora estão sob controle do novo comitê. "É uma situação estranha", disse um executivo de transporte marítimo que opera na região. "O parlamento da Crimeia não é reconhecido em qualquer outro lugar do mundo a não ser a Rússia. Se há essas alterações elas podem ser contestadas como ilegais", afirmou.

Cerca de 12% das cargas da Ucrânia passam pelos portos da Crimeia. A maioria dos operadores que utilizam os portos são russos e ucranianos, mas as companhias de navegação ocidentais também fazem negócios na região com parceiros locais.

As exportações de trigo, ferro e aço da Ucrânia devem ser transferidas para os portos localizados no Mar Negro, como Odessa, Yuzni e Illichivsk, que ainda permanecem sob controle de Kiev. Fonte Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente