Participamos do

Chanceler da Ucrânia afirma que aumenta risco de guerra com a Rússia

"A situação está se tornando inclusive mais explosiva do que era há uma semana", afirmou Andrei Dechtchitsa, ministro das Relações Exteriores
12:33 | Mar. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O risco de uma guerra entre Ucrânia e Rússia aumenta, advertiu neste domingo, 23, o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Andrei Dechtchitsa, ao denunciar a mobilização de tropas russas na fronteira leste de seu país.

 Os riscos "aumentam (...) ficam mais elevados", respondeu o chefe da diplomacia da Ucrânia ao ser perguntado pela rede americana ABC sobre as chances de eclosão de um conflito militar entre Kiev e Moscou.

 "A situação está se tornando inclusive mais explosiva do que era há uma semana", disse Dechtchitsa no programa político dominical "This Week".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 "Neste momento, se as tropas russas invadirem as regiões do leste da Ucrânia, será difícil pedir aos ucranianos que vivem lá que não reajam a essa invasão militar", disse o ministro.

 Dechtchitsa afirmou que seu país recorreu a "todas as medidas diplomáticas e sanções econômicas e financeiras para deter a Rússia". Mas, na Ucrânia, "não sabemos o que o presidente russo, Vladimir Putin, tem em mente e qual será sua decisão", completou.

 Diante de manifestantes reunidos na Praça da Independência de Kiev, o secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Andrei Parubi, havia afirmado que tropas russas estão preparadas para atacar a Ucrânia "a qualquer momento", declarou.

 Quase ao mesmo tempo, o Ministério russo da Defesa indicou que Moscou "respeita todos os acordos internacionais sobre a limitação do número de tropas nas regiões na fronteira com a Ucrânia".

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente