Participamos do

BCE avaliará ativos de 128 bancos da zona do euro

12:00 | Mar. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Banco Central Europeu (BCE) divulgou hoje como as autoridades regulatórias vão examinar os ativos dos 128 maiores bancos da zona do euro. Com o lançamento de um manual de 285 páginas, já disponível no site do BCE, a instituição efetivamente lançou a segunda parte de sua revisão de bancos, que se estenderá até agosto.

A revisão tem como objetivo examinar os grandes bancos europeus de maneira uniforme adotando, por exemplo, padrões consistentes para empréstimos em atraso. A segunda fase da revisão de qualidade dos ativos vai cobrir 3,72 trilhões de euros (US$ 5,16 trilhões), ou 58% do total de ativos ponderados pelo risco na zona do euro, segundo o BCE. Em média, os inspetores da instituição vão avaliar 1,25 mil arquivos de crédito por banco.

A Europa está buscando alinhar suas práticas bancárias por meio de uma união e restaurar a credibilidade do setor, afetada pela crise de dívida iniciada há quase quatro anos. Como parte desses esforços, o BCE aceitou assumir a tarefa de supervisionar diretamente os maiores bancos europeus, além de monitorar indiretamente outras milhares de instituições financeiras, a partir de novembro.

Antes disso, o BCE está examinando as contas dos principais bancos da zona do euro. A revisão incluirá uma avaliação de risco, outra de balanços e um teste de estresse, que serão conduzidos em conjunto com a Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês). Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente