PUBLICIDADE
Notícias

Ataque do Taleban mata duas pessoas no Afeganistão

17:40 | 28/03/2014
Militantes do Taleban atacaram a sede de uma instituição de caridade norte-americana e uma creche próxima nesta sexta-feira em Cabul, capital afegã. Estrangeiros, incluindo mulheres e crianças, fugiram do local, enquanto as forças de segurança afegãs lutavam contra os atiradores entrincheirados no edifício. Uma menina afegã e um motorista foram mortos no fogo cruzado, disseram autoridades do país.

Um suicida em um carro-bomba detonou os explosivos em frente ao prédio de quatro andares onde trabalhavam os funcionários da instituição Raízes da Paz, com origem na Califórnia. Depois da explosão, quatro homens armados atacaram o complexo. O grupo militante assumiu a responsabilidade pelo ataque em comunicado.

O Raízes da Paz disse que os guardas da organização perseguiram os agressores no interior do prédio, enquanto os estrangeiros buscavam esconderijos. Membros da força de reação rápida da Polícia Nacional Afegã, usando capacetes e coletes à prova de balas, cercaram a área.

Segundo o presidente da instituição, Gary Kuhn, que falou sobre o ocorrido por e-mail, da sede do grupo nos EUA, uma creche adjacente com crianças que, em sua maioria, são filhas de estrangeiros, também foi atingida. Cerca de 24 estrangeiros, inclusive mulheres e crianças, foram evacuados do prédio, que não tem ligação com o Raízes da Paz.

Além do homem que detonou o carro-bomba, quatro atiradores foram mortos, segundo o porta-voz do ministério do Interior afegão Seddiq Seddiqi.

O porta-voz do Taleban Zabihullah Mujahid disse que os insurgentes atacaram uma "casa de hospedagem de estrangeiros e uma igreja de estrangeiros" e prometeram em comunicado "continuar matando estrangeiros". A escalada da violência no Afeganistão está ligada à tentativa do Taleban de desestabilizar o governo e provocar turbulência no país antes das eleições locais, marcadas para 5 de abril. Fonte: Associated Press.

TAGS