Participamos do

Viagem de Xi a Sochi também tem objetivo político

08:20 | Fev. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente chinês, Xi Jinping, iniciou nesta quarta-feira uma viagem para assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno, disputados no balneário russo de Sochi e se encontrar com o presidente Vladimir Putin, reunião que a mídia estatal chinesa descreve como um sinal do aquecimento das relações entre os vizinhos e ex-rivais comunistas.

A presença de Xi nos jogos "mostra ao mundo que a China apoia firmemente o fato de a Rússia sediar um evento esportivo de sucesso", diz a agência de notícias Xinhua.

Xi escolheu a Rússia como seu primeiro destino no exterior após ter assumido a presidência da China em março do ano passado e os dois países têm unido forças com frequência na Organização das Nações Unidas (OMU) e em outras ocasiões para desafiar a liderança ocidental em questões mundiais.

Os dois países também dominam a Organização para a Cooperação de Xangai, um grupo que tem, entre outros, o objetivo de conter a influência norte-americana na região central da Ásia.

A Rússia também é um importante fornecedor de petróleo e gás para a China, a segunda maior economia do mundo. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente