Participamos do

UE inicia negociações para se aproximar de Cuba

12:35 | Fev. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os ministros das Relações Exteriores dos 28 países da União Europeia (UE) decidiram nesta segunda-feira em Bruxelas dar início às negociações para estreitar as relações com Cuba.

A alta representante para Assuntos Exteriores e Políticas de Segurança da UE, Catherine Ashton, advertiu, porém, que qualquer avanço dependerá da determinação do regime cubano em dar continuidade às reformas para abrir a economia e cobrou o respeito a direitos humanos fundamentais pelo governo de Havana.

A UE retomou contatos com Cuba em 2008, dois anos depois de Raúl Castro assumir a presidência e dar início a uma série reformas.

Enquanto as relações dos Estados Unidos com Cuba são marcadas por um duro embargo comercial imposto há 52 anos, as nações europeias negociam há muito tempo com a ilha e milhões de europeus viajam para as praias cubanas a cada ano.

Ashton fez as declarações durante a reunião dos 28 chanceleres da União Europeia, que começou nesta segunda-feira em Bruxelas e tem como tema central a crise na Ucrânia. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente