PUBLICIDADE
Notícias

Morre do guitarrista de flamenco Paco de Lucia

09:40 | 26/02/2014
Paco de Lucia, um dos principais guitarristas de flamenco do mundo, morreu aos 66 anos no México, informaram autoridades espanholas nesta quarta-feira. Uma porta-voz da prefeitura da cidade natal do guitarrista espanhol, Algericas, disse que integrantes da família do músico informaram que ele morreu vítima de um ataque cardíaco.

Segundo ela, ele começou a passar mal quando estava numa praia de Cancún com seu filho e morreu no caminho do hospital. A fonte falou em condição de anonimato porque as regras da prefeitura não permitem que ela se identifique publicamente.

Ao descrever a morte de Paco de Lucia como inesperada e prematura, o ministro espanhol de Educação de Cultura, José Ignacio Wert, disse que ele foi uma pessoa "única".

Nascido em 21 de dezembro de 1947, o músico, cujo nome verdadeiro era Francisco Sánchez Gomez, era mais conhecido pelo flamenco, mas também experimentou outros gêneros musicais. Uma de suas gravações mais famosas é "Friday Night in San Francisco", de 1981, na companhia dos guitarristas John McLaughlin e Al Di Meola.

Durante as décadas de 1960 e 1970 ele formou uma dupla muito popular com o falecido cantor de flamenco Camaron de la Isla. Paco de Lucia recebeu a Medalha de Ouro ao Mérito das Belas Artes em 1992 e o prestigiado prêmio Príncipe das Astúrias em 2004. Fonte: Associated Press.

TAGS