Participamos do

Irã: 'Desejos dos EUA não vão se concretizar'

12:30 | Fev. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse hoje ser improvável que "os desejos dos Estados Unidos se concretizem" na próxima fase das negociações sobre o programa nuclear iraniano.

Em entrevista coletiva concedida hoje em Teerã, Javad Zarif observou que os EUA querem que o Irã desista de componentes importantes de seu programa nuclear, "mas é improvável que esses desejos se tornem reais e é por isso que eles estão negociando com a República Islâmica do Irã uma solução baseada na realidade".

O Irã interrompeu em 20 de janeiro a produção de urânio enriquecido a 20% e começou a neutralizar seus estoques. Em contrapartida, os EUA e a União Europeia (UE) aliviaram parcialmente as sanções ao Irã.

Tais ações deram início a um prazo de seis meses durante os quais o Irã e o grupo de seis potências formado por Alemanha, China, EUA, França, Reino Unido e Rússia buscarão um acordo definitivo sobre os rumos do programa nuclear iraniano. A nova fase de negociações terá sua primeira rodada em 18 de fevereiro. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente