PUBLICIDADE
Notícias

Em Paris, Kerry tem nova reunião com Abbas

15:40 | 20/02/2014
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, reuniu-se pelo segundo dia consecutivo em Paris com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, como parte dos esforços do governo de Washington para mediar um acordo de paz entre israelenses e palestinos.

Um dia depois de uma reunião de mais de duas horas, Kerry e Abbas se sentou para uma outra sessão a portas fechadas, informou o Departamento de Estado dos EUA. Eles estão trabalhando para definir o quadro de negociações, que procuram buscar uma solução global para o conflito.

Os governos de Israel e da Palestina concordaram em retomar as negociações pela paz, depois de anos de paralisação, com uma meta de nove meses para selarem um acordo, período que termina em maio.

Kerry não quis comentar os detalhes da negociações. Já Abbas reiterou sua posição em um comunicado divulgado por sua equipe nesta quinta-feira. "Nós não vamos aceitar qualquer acordo, seja um quadro de negociações ou uma decisão final, a menos que incluam as firmes posições de palestinos e árabes, sustentadas por resoluções internacionais", disse um dos assessores de Abbas, Nabil Abu Rudeina.

Ele reiterou a exigência de que Jerusalém Oriental deve ser a capital de um futuro Estado palestino, cujas fronteiras são baseadas nas linhas de 1967. O assessor reiterou que os assentamentos judaicos são ilegais, que os prisioneiros palestinos devem ser libertados e que deve haver "apenas uma solução" para a questão dos refugiados palestinos. Abu Rudeina também reafirmou a oposição palestina em reconhecer Israel como um Estado judeu. Fonte: Associated Press.

TAGS