PUBLICIDADE
Notícias

Coreia do Norte lança quatro mísseis no mar

10:30 | 27/02/2014
A Coreia do Norte lançou na quinta-feira quatro mísseis de curto alcance no mar ao largo da costa leste da península coreana. O Ministério de Defesa da Coreia do Sul disse que os disparos parecem ter ocorrido às 17h42 do horário local nas colinas de Kittae-Ryong, na região sudeste da Coreia do Norte, mas acrescentou que não poderia fornecer mais detalhes até a manhã de sexta-feira.

Dado o alcance de cerca de 160 quilômetros, é improvável que os mísseis tenham representado perigo para os países vizinhos. A Coreia do Norte costuma lançar mísseis de curto e médio alcance durante seus exercícios militares, que também são vistos como um protesto contra os exercícios militares executados por Estados Unidos e Coreia do Sul. Seul e Washington começaram seus exercícios conjuntos anuais na segunda-feira.

Os últimos disparos efetuados pela Coreia do Norte haviam ocorrido em maio, quando Pyongyang lançou uma série de mísseis de curto alcance ao longo de vários dias, o que foi avaliado por analistas como uma objeção aos treinos navais sul-coreanos e norte-americanos na época.

A Coreia do Norte não fez nenhuma declaração imediata sobre o lançamento. Entre a noite de segunda-feira e a manhã de terça-feira, um navio de guerra norte-coreano havia entrado em águas sul-coreanas, a primeira incursão marítima notificada este ano. Os disparos de mísseis e a incursão naval ocorrem após um aparente abrandamento das tensões entre as Coreias. Após reuniões bilaterais, famílias separadas durante e desde a Guerra da Coreia (1950-1953) se reencontraram entre a quinta-feira passada e terça-feira. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS