Participamos do

Berlusconi começa a ser julgado por corrupção

13:05 | Fev. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi começou a ser julgado hoje por corrupção, em mais um de uma série de processos contra o homem que governou a Itália por três vezes nas últimas duas décadas.

Berlusconi e um outro réu são acusados de terem pago 3 milhões de euros a um senador para que mudasse de partido, enfraquecendo assim a base política do segundo governo de Romano Prodi, que acabou caindo.

O ex-primeiro-ministro, que nega a acusação, não esteve presente à audiência inaugural do processo. Já o ex-senador Sergio de Gregorio admitiu ter recebido 3 milhões de euros entre 2006 e 2008 para trocar de partido, deixando a situação e indo para a oposição.

Antonio di Pietro, ex-presidente do partido ao qual pertencia De Gregorio, disse perante o tribunal napolitano que o segundo governo de Prodi "caiu por causa de um ato criminoso, de um ato de corrupção".

No ano passado, Berlusconi teve seu mandato de senador cassado depois de ter sido condenado por fraude tributária. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente