Participamos do

Defensores dos animais pedem proibição de caça com cães na Espanha

Os cães são usados durante a temporada de caça na Espanha, que vai de novembro a fevereiro, mas depois muitos são abandonados no campo pelos donos e acabam morrendo de fome ou atropelados na estrada.
16:51 | Jan. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Grupos de defesa dos animais pediram nesta quinta-feira, 16, a proibição do uso de cães em caçadas na Espanha, uma prática que, segundo afirmam, provoca a cada ano o abandono de 50.000 galgos quando, ao final da temporada, eles se tornam lentos demais.

 Esses cães são usados durante a temporada de caça na Espanha, que vai de novembro a fevereiro, mas depois muitos são abandonados no campo pelos donos, que não sabem mais o que fazer com eles, e acabam morrendo de fome ou atropelados na estrada.

 Algumas vezes, os caçadores penduram os galgos em árvores, os atiram no fundo de um poço ou os torturam, quebrando suas patas ou queimando-os, denunciaram o Partido Animalista PACMA e as organizações BaasGalgo, Galgos Sem Fronteiras e Sociedade Protetora dos Animais e Plantas de Madri.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 "Para eles, não é um animal de estimação. É uma ferramenta como a chave inglesa é para um encanador. Não têm afeto algum pelos galgos", afirmou em coletiva de imprensa Beatriz Marlasca, presidente da BaasGalgo, organização de ajuda a cães abandonados.

 "Ou acabamos com a causa ou isto não vai acabar nunca. Temos que eliminar a raiz do problema, a começar pela proibição da caça com cães", acrescentou esta defensora dos animais.

 A cada ano, a BaasGalgo encontra lares para 200 galgos abandonados na Espanha ou os envia para a Bélgia e a Holanda. "O fim da caçada com cães, como já acontece em outros países europeus, seria uma medida que evitaria muitíssimo sofrimento a todos estes animais", acrescentou Silvia Barquero, vice-presidente da PACMA.

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente