PUBLICIDADE
Notícias

Operação para endireitar cruzeiro 'Costa Concórdia' demorará mais que o previsto

O navio encalhou no dia 13 de janeiro de 2012 a poucos metros da ilha de Giglio

13:37 | 16/09/2013
NULL
NULL

A megaoperação para colocar o cruzeiro "Costa Concordia" na horizontal, iniciada nesta segunda-feira em frente ao litoral da ilha italiana de Giglio (oeste), vai demorar mais que o previsto, informaram as equipes responsáveis pelo projeto.

Ao término de sete horas, o enorme navio de 17 andares de altura foi endireitado em alguns graus, afirmou na coletiva de imprensa Sergio Girotto, chefe do projeto da firma italiana Micoperi.

O navio encalhou no dia 13 de janeiro de 2012 a poucos metros da ilha de Giglio.

Segundo as imagens exibidas pelo canal de notícias Sky, que transmite ao vivo a operação, o navio movimentou quase um metro, claramente identificável por estar coberto de musgo.

A primeira fase da operação é considerada pelos especialistas a mais delicada, já que o navio encalhou em uma área rochosa.

Centenas de engenheiros e técnicos trabalham nesse projeto há mais de um ano para poder puxar a embarcação de 114.500 toneladas.

O naufrágio do cruzeiro em 13 de janeiro de 2012 deixou 32 mortos, dois dos quais nunca foram encontrados, do total de 4.229 pessoas entre passageiros e tripulantes que se encontravam a bordo.

A embarcação, completamente tombada sobre seu casco direito, foi estabilizada com centenas de sacos de concreto que mergulhadores colocaram no fundo do mar e com a criação de um chão falso.

Uma vez que o barco seja colocado na posição vertical, somente dentro de várias semanas, provavelmente meses, será rebocado para longe da ilha.

TAGS