PUBLICIDADE
Notícias

Manifestantes fazem greve na França

09:17 | 10/09/2013
Manifestantes organizaram protestos em diversas partes da França e realizaram uma greve nacional nesta terça-feira. A mobilização tem como objetivo mostrar repúdio ao plano do governo francês de fechar um buraco de 20 bilhões de euros no sistema previdenciário do país.

A greve convocada por quatro sindicatos contra a reforma proposta pelo governo socialista não teve quase nenhum impacto sobre o tráfego nos sistemas de ônibus, metrô ou de outros serviços públicos de transporte ferroviário. A manifestação desta terça-feira pode ser considerada como algo bastante contrastante com os protestos às vezes violentos que eclodiram na última vez que um governo francês tentou reformar o seu sistema de aposentadoria.

As manifestações ocorreram em Paris e outras 180 cidades, mas, já como alguns sindicatos moderados se recusaram a participar, a mobilização perdeu força.

O plano francês deve ampliar gradualmente o número de anos em que os funcionários têm de pagar contribuições para reivindicar uma pensão integral. O período de contribuição passará de 41,5 anos, para 43 anos em 2035. Fonte: Associated Press.

TAGS