PUBLICIDADE
Notícias

Comitê do Congresso americano divulga imagens de vítimas das armas químicas na Síria

08:32 | 08/09/2013

Um comitê do Congresso americano divulgou no sábado vídeos das vítimas sírias de supostos ataques com armas químicas, incluindo muitas crianças, no momento em que a Casa Branca pressiona para atacar Damasco. Os 13 vídeos, com imagens fortes, foram exibidos aos membros do Comitê de Inteligência do Senado na quinta-feira, segundo o site do painel, que afirma que "explicitamente pretendem mostrar as vítimas de um ataque com gás químico ou venenoso".

Os vídeos - que segundo o comitê foram divulgados no YouTube por partidários da oposição síria - mostram cenas de absoluto horror, entre elas a de crianças afetadas por convulsões, assim como homens deitados no chão supostamente vomitando e com espuma na boca.
As imagens mostram fileiras de corpos de crianças e adultos em uma residência. Outros vídeos exibem um homem vítima de convulsões, uma pessoa que tenta reanimar uma criança, e uma outra, que tenta lavar o rosto de um menor, enquanto gritos são ouvidos ao fundo.
[SAIBAMAIS 1]

Os vídeos foram selecionados pelo Open Source Center dos Estados Unidos a pedido da senadora Dianne Feinstein, que preside o Comitê, para "oferecer uma mostra representativa do conteúdo do YouTube publicado a respeito do anunciado ataque com armas químicas de 21 de agosto nos subúrbios de Damasco", afirma o site. Washington afirma que mais de 1.400 pessoas morreram no ataque, entre elas mais de 400 crianças.

Os senadores foram informados pelo serviço de inteligência que a autenticidade dos vídeos havia sido verificada, segundo o canal CNN, o primeiro a divulgar o material. Mas a emissora informou que não teve condições de comprovar a autenticidade do material de forma independente e destacou que os vídeos não mostram quem é responsável pelo ataque.
Mas a CNN informou ter comprovado que o governo estava exibindo os vídeos a membros do Congresso como parte do esforço para convencer os congressistas e a opinião pública da pertinência de uma intervenção militar limitada na Síria.

Os vídeos aparecem no momento em que o presidente Barack Obama se prepara para apresentar sua visão aos americanos da necessidade de uma ação na Síria.
Obama concederá entrevistas a três canais de televisão: PBS, CNN e Fox. As entrevistas acontecerão antes de um discurso do presidente à nação na terça-feira. Na quarta-feira será organizada uma sessão informativa para todos os senadores.

 

AFP

TAGS