PUBLICIDADE
Notícias

Coalizão de Merkel não atinge maioria absoluta

20:07 | 22/09/2013
Com os votos contados em 253 dos 299 distritos eleitorais da Alemanha, as últimas projeções das maiores redes de televisão da Alemanha ainda afirmam que a coalizão de centro-direita de Angela Merkel não obteve a maioria absoluta do Parlamento, o que a levaria em busca de uma ampla coalizão, provavelmente com os sociais democratas.

As projeções das redes ARD e ZDF mostram que a terceira sigla que compõe a coalizão de Merkel, o Partido Liberal Democrata (FDP) não alcançou os 5% necessários para ter representatividade no Parlamento. A ARD diz que a aliança formada pelo Partido União Democrata Cristã (CDU, na sigla em alemão), de Merkel, e o União Social Cristã (CSU) conseguiram 296 assentos no Parlamento nas eleições nacionais deste domingo e os partidos de oposição juntos, 302 assentos. As projeções do ZDF são de 301 cadeiras para a coalizão CDU e CSU e de 305 cadeiras para os partidos de oposição.

Assim, o CDU/CSU teriam 41,7% dos votos pela contagem da ARD e 41,8% dos votos segundo a ZDF. O Partido Liberal Democrata alcançou 4,8% dos votos, segundo a ARD e a ZDF.

A projeções mostram que o partido de centro-esquerda de Peer Steinbrück, o Partido Social Democrata (SPD) teria alcançado 25,6% dos votos, de acordo com a ARD e a ZDF. O Partido Verde, seu aliado, outros 8,5%, enquanto que o Partido de Esquerda, radical, obtiveram 8,4%. O novo partido que pede por um rompimento ordenado da zona do euro, o Partido Alternativa para a Alemanha, teria obtido 4,8% dos votos, segundo a ARD; e 4,7%, pela contagem da ZDF.

Uma vez que os maiores e principais partidos têm recusado coalizão com o Partido de Esquerda e com o Alternativa para a Alemanha, o cenário mais provável no momento é de uma grande coalizão dos partidos que governam com Merkel e o Partido Social Democrata (SPD). O CDU/CSU tem repetidamente rejeitado a ideia de governar junto com os verdes.

Merkel e Steinbrück tem dito que não descartam a eventualidade de uma outra grande coalizão. Entre 2005 e 2009, o CDU/CSU e o SPD conduziram o país com sucesso durante a turbulência financeira. Fonte: Market News international.

TAGS