PUBLICIDADE
Notícias

Ataque a shopping do Quênia deixa 39 mortos e 150 feridos

12:15 | 21/09/2013
NULL
NULL

Atualizada às 17h50min

O ataque contra um shopping em Nairóbi deixou neste sábado 39 mortos e 150 feridos, informou o presidente queniano Uhuru Kenyatta em mensagem à Nação.
O Quênia "já superou ataques terroristas no passado e vencerá novamente", disse Kenyatta em rede nacional de TV, revelando que "pessoalmente perdeu membros de sua família" na ação terrorista.

"Os homens armados tentaram disparar na minha cabeça, mas falharam. Ao menos 50 pessoas foram atingidas (por balas). Há muitas vítimas, isso é certo", declarou Sudjar Singh, que trabalha no centro comercial.

"Vi uma criança pequena retirada em um carrinho, devia ter cinco ou seis anos. Parecia morta, não se movia, não fazia nenhum barulho", acrescentou.

Segundo uma rede de televisão local, que citou testemunhas que permaneciam no interior do shopping, várias pessoas foram tomadas como reféns e outras permaneciam escondidas nas lojas.

Até o momento não se sabe o objetivo do ataque e os meios de comunicação locais falam de ladrões ou terroristas.

A polícia, que está realizando uma varredora em todas as lojas do shopping, isolou a área, cercou o Westgate Mall, frequentado por quenianos e estrangeiros abastados, e pediu que os moradores da região permaneçam afastados.

No estacionamento, policiais e agentes de segurança armados permaneciam agachados e escondidos atrás dos carros.

Homens e mulheres aterrorizados, alguns deles feridos, fugiam da zona e vários carros com marcas de tiros foram abandonados, constatou outro jornalista da AFP.

"Há um incidente em Westgate e pedimos encarecidamente ao público que permaneça afastado", havia declarado anteriormente o chefe da polícia, David Kimaiyo.

Redação O POVO Online com agências

TAGS