PUBLICIDADE
Notícias

Série de ataques matam 48 e ferem mais de 120 no Iraque

17:37 | 25/08/2013

Pelo menos 48 pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas este domingo numa série de ataques no norte do Iraque, disseram fontes oficiais.


Os ataques atingiram a região de Bagdá e cidades majoritariamente sunitas no norte do país, mas as ações mais violentas atingiram a capital.


Em Bagdá e sua periferia, dois carros bomba e um artefato explosivo colocado na margem da estrada explodiram, causaram a morte de nove pessoas e ferindo outras 22, afirmaram as autoridades. Outros dois atentados na capital deixaram nove mortos e 29 feridos.


Na província de Salahedin, mais ao norte, um carro bomba explodiu próximo de Balad, causando cinco mortes e deixando 21 feridos.


Cinco soldados foram mortos na província de Nínive, onde homens armados abriram fogo contra uma caminhonete que transportava militares de Bagdá à cidade de Mossul (norte).
Outro ataque em Nínive deixou três mortos, um soldado e dois civis, um deles médico.


Em Baquba, capital da província Diyala, três atentados com bomba - um deles durante um casamento xiita - mataram 17 pessoas e feriram 50.


O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, se comprometeu a seguir adiante com a campanha contra os insurgentes. A medida, segundo ele, já teria resultado na prisão de centenas de militantes.


A violência aumentou dramaticamente no Iraque em 2013. Ao longo do ano, mais de 3.600 pessoas já morreram, segundo cálculos da AFP.

AFP

TAGS